Você sabe identificar os sintomas dos problemas de tireoide?
Um diagnóstico exato, obviamente, pede a realização de exames de sangue. Mas, antes disso, já é possível levantar suspeitas de que a saúde da sua tireoide As alterações nessa glândula causam impacto imenso na qualidade de vida do paciente!
Hoje, vou ensinar você a identificar quais os sintomas dos problemas de tireoide.
Temperatura corporal
Quando a quantidade de calorias está abaixo do recomendado, pode ser que você sinta um maior resfriamento do corpo. Este é um reflexo de que os seus processos metabólicos não estão em dia.
A queda na temperatura corporal é sentida principalmente pela manhã. Por isso, preste atenção. O frio intenso é um forte indicativo do hipotireoidismo.
Frequência cardíaca
A frequência cardíaca mais alta que o normal pode ser consequência do hipertireoidismo. Enquanto isso, o pulso mais fraco pode ser sintoma do hipotireoidismo. Se você suspeita que algo está errado, monitore seus batimentos cardíacos e registre as alterações.
Leia também: Existe um melhor exame de tireoide?
Observar a tireoide
A tireoide está localizada na parte baixa da garganta. Trata-se de uma glândula bem pequena, que não pesa mais que 25 gramas.
Você pode apalpar a região a fim de identificar alguma alteração. Se você sente que não há nada, é porque está normal.
Quando a produção de hormônios fica desequilibrada, a tireoide pode aumentar tanto de tamanho que se sobressai em formato de uma bola abaixo do pescoço. Esse é chamado de bócio e popularmente conhecido como papo.
Quando é hora de procurar ajuda?
Se você nota os sintomas acima combinados, pode ser a hora de procurar ajuda médica especializada. É importante ressaltar que os sintomas são eficientes para levantar uma suspeita.
No entanto, o diagnóstico só pode ser realizado por um especialista em tireoide. Ficou desconfiado? Marque uma consulta!
Eu espero que este artigo ajude você a identificar os sintomas dos problemas de tireoide.
Para saber mais sobre a saúde da sua tireoide, convido você a baixar o e-book “Hipo&Hiper tireoidismo”. É gratuito!