Saber os sintomas do hipotireoidismo é importante para quem desconfia de alterações em sua glândula tireoide. Diante desses sinais, você deve procurar um médico para investigá-los e delinear o diagnóstico correto.
O hipotireoidismo é caracterizado pela baixa produção hormonal por parte da tireoide. Embora seja uma glândula muito pequena, a tireoide produz os hormônios responsáveis por controlar todo o metabolismo do corpo: a triiodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4).
A produção de T3 e T4 é regulada por outro hormônio, o TSH. Nos casos de hipotireoidismo, quando a produção desses hormônios caem, o TSH sobe na tentativa de normalizar os níveis hormonais.
Essa alta do TSH têm impactos que podem ser sentidos pelo indivíduo que sofre com a baixa desses hormônios mesmo sem saber.
Continue até o final para conhecer os sintomas do hipotireoidismo.
Os sintomas mais comuns
Os sinais do hipotireoidismo também são aqueles que mais incomodam e que podem ser confundidos com problemas de ordem emocional. São eles:
- Fadiga;
- Problemas de memória;
- Desânimo no cotidiano;
- Sensibilidade ao frio;
- Dores musculares;
- Queda de cabelo.
Todos esses problemas combinados podem indicar uma séria alteração na tireoide. Infelizmente, devido ao desconhecimento do assunto, esse conjunto de fatores pode afastar a pessoa de um diagnóstico correto.
Diante de tais sintomas, é mais comum procurar por um psicólogo ou psiquiatra do que por um especialista em tireóide. Quando o hipotireoidismo não recebe o tratamento adequado, esses sinais são agravados. Por isso, é bom ficar atento.
Problemas menstruais
Em mulheres, um dos indicativos do hipotireoidismo pode estar relacionado às alterações no ciclo menstrual. Em alguns casos, a menstruação pode vir em excesso. Em outros, simplesmente não vem.
Independente disso, esse é outro sintoma pouco relacionado com o hipotireoidismo, mas que merece ser investigado.
Leia também: Hipotireoidismo não é doença crônica e merece tratamento adequado
Alterações no intestino
Intestino e tireoide estão bastante relacionados. Quando os hormônios da tireoide estão desequilibrados, as bactérias e os bacilos que habitam o intestino também ficam vulneráveis aos agentes agressores intestinais.
Assim, a prisão de ventre ou o intestino solto são algumas das consequências, além de afetar negativamente o sistema imunológico e a absorção de nutrientes.
Por isso, se você nota esses sinais em seu organismo, peça que seu médico considere a possibilidade de uma avaliação de saúde da sua tireoide. Ele pode te encaminhar para um especialista caso julgue necessário.
Eu espero que este artigo esclareça a você sobre os sintomas do hipotireoidismo.
Saiba tudo sobre hiper e hipotireoidismo em meu e-book 100% gratuito.
Baixe grátis: O que é hiper e hipotireoidismo.
Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.