Sintomas da tireoide que você não conhecia

Existem sintomas da tireoide que são bastante conhecidos…

Já falei aqui no blog sobre os sintomas mais comuns dos problemas da tireoide.

Hoje, vou falar sobre aqueles sintomas pouco conhecidos. Ou, até mesmo, que estão mais relacionados a outros tipos de doenças.

Continue até o final e entenda a relação de cada sintoma com os problemas tireoidianos.

Aumento da língua

Esse sintoma é chamado de macroglossia na área médica. O problema caracteriza-se pelo inchaço da língua, tal como nas pessoas portadoras da síndrome de down – lembrando que a condição aumenta as chances de sofrer com problemas de tireoide.

O aumento da língua se dá pelo acúmulo da substância amilóide, devido ao hipotireoidismo.

Palidez na pele

Quando uma pessoa que já foi bem corada começa a apresentar palidez e olheiras, é muito importante desconfiar do hipotireoidismo. Em especial quando esse sintoma vem acompanhado do ressecamento da pele.

Demora para cicatrizar

Esse é um sintoma bastante característico da diabetes. No entanto, em alguns casos, o paciente apresenta demora para cicatrizar feridas e cortes sem sofrer com a doença.

Nesse caso, é importante checar se os hormônios da tireoide não estão desequilibrados. A demora na cicatrização dos cortes e feridas pode ser um indício de problema na tireoide.

Diminuição na libido

Poucos sabem, mas os problemas na tireoide afetam diretamente o apetite sexual. Muitas vezes, o casal perde a sensibilidade e não sabe o que ocorre. O hipotireoidismo afeta diretamente a libido, tanto do homem quanto da mulher.

Glaucoma

Os olhos não estão livres de sofrer os impactos dos problemas da tireoide!

Um dos problemas mais graves é o glaucoma, que pode até mesmo levar à cegueira. Em muitos casos, é preciso tratar o hipotireoidismo para que o oftalmologista consiga também tratar o glaucoma.

Outra questão bastante comum relacionada aos olhos e aos distúrbios de tireoide é a sensação de areia nos olhos. Há quem confunda com muito tempo em frente às telas. No entanto, merece investigação.

Apneia do sono

Quando a pessoa não consegue respirar enquanto dorme, damos a isso o nome de apneia do sono. O hipotireoidismo pode, sim, estar relacionado a essa condição.

Isso porque o hipotireoidismo derruba a frequência respiratória, colocando os órgãos em “congelamento”, ou seja, diminuindo suas funções.

Assim, o paciente pode contar com essa parada respiratória à noite derivada da apneia do sono.

Síndrome do túnel do carpo

O hipotireoidismo impacta diretamente o túnel do carpo, região por dentro do pulso onde passa o nervo conector entre o antebraço e a mão.

Em geral, quem sofre com essa síndrome são pessoas que trabalham demais com as mãos e por isso apresentam formigamentos e alterações na temperatura, em especial durante a noite. No entanto, o hipotireoidismo pode piorar muito esses sintomas ao provocar inchaços e prender o nervo.

Alterações na pressão

Quer sintoma mais comum que a pressão uma hora alta, em outra baixa, e por aí vai? Em geral, pressão e tireoide estão bastante relacionadas como situação de causa e efeito.

A pressão pode ficar descontrolada devido ao desequilíbrio tireoidiano e vice-versa. Portanto, esse sintoma não pode ser ignorado.

Eu espero que este artigo ajude você a saber mais sobre os sintomas da tireoide pouco conhecidos.

Para saber mais sobre hiper e hipotireoidismo, convido você a baixar meu e-book 100% gratuito: O que é hiper e hipotireoidismo.

Também convido você a assistir ao vídeo abaixo e inscrever-se em meu canal do YouTube.

Dr. Eudes Taralo

Fascinado por ciência e pela compreensão do ser humano sob uma perspectiva integrada e global, o Doutor Eudes Tarallo nunca se conformou plenamente com a grande maioria das respostas oferecidas pela medicina ocidental comum.

Tudo que você precisa saber sobre hipo & hiper tireoidismo