Quais alimentos evitar se você tem problema de tireoide?

Você sabe quais alimentos evitar se você tem problema de tireoide? Os itens aqui listados devem ser evitados por todas as pessoas porque prejudicam a saúde de maneira geral. E, para quem sofre de problema de tireoide, são alimentos proibidos.

A lista é longa, por isso vou começar logo. Recomendo que leia até o final.

Açúcar

Quando consumido em doses elevadas, pode levar ao aumento de peso e a resistência à insulina. A relação entre resistência à insulina e doenças tireoidianas é de consenso no meio médico.

Isso não significa que você deve remover completamente o açúcar da sua dieta, mas sim que você deve evitar o máximo possível. Dê preferência a fontes naturais de açúcar, como xarope de bordo e mel.

Glúten

Alimentos com glúten também são proibidos para quem sofre de problemas de tireoide. Em especial para quem tem a doença Tireoide de Hashimoto, que contam com 4 vezes mais chances de desenvolver doença celíaca.

Ainda que você não desenvolva essa doença, o melhor é evitar.

Laticínios

A intolerância a lactose também é uma realidade maior entre quem sofre com problemas na tireoide. Assim, caso você apresente mal estar ao consumir laticínios, considere evitar tudo que conta com lactose.

Existe outra razão especial para quem tem problema de tireoide evitar laticínios: a melhora nos níveis do hormônio estimulante da tireoide TSH quando o organismo não digere a lactose.

Álcool

Quem tem problema de tireoide deve evitar 100% o álcool. Além de ser tóxico para diversas células do corpo, é responsável pela inibição de hormônios hipofisários e hipotalâmicos. Esses hormônios são produzidos por regiões chave do cérebro, responsáveis também pela modulação hormonal do T3 e T4.

Como se não bastasse, o álcool também desequilibra os níveis de açúcar do sangue e pode levar a um quadro de resistência à insulina e a doenças hepáticas que podem complicar ainda mais os problemas de tireoide.

Soja

Em especial porque hoje consumimos muito mais soja ultraprocessada do que aquela sem nenhuma modificação. A soja é proibida para quem tem problema de tireoide.

Diversos estudos comprovam que a soja prejudica a tireoide ao bloquear a captação de iodo por parte da tireoide e também por diminuir os efeitos da medicação indicada para a melhoria dessa glândula.

Embora muitas pessoas não sintam esses efeitos negativos, a recomendação é por evitar a soja enquanto trata um problema de tireoide.

Feijão e leguminosas

A combinação de substâncias presentes nesses alimentos podem torná-los vilões da saúde da tireoide, tais como os goitrogênicos e as lectinas. Esses efeitos negativos são potencializados pelo cultivo repleto de agrotóxicos.

Muitas vezes, esse tipo de alimento causa grande desconforto intestinal, e isso é ainda mais acentuado em pacientes de problemas tireoidianos. Podem ser retirados da sua dieta por um tempo, e depois inseridos novamente.

Café

Um dos itens que parece mais inocentes, porém pode tornar a saúde da sua tireoide ainda mais sensível. Já falei sobre o problema do café para quem tem problema de tireoide neste artigo.

Além de ser muitas vezes responsável pela queda do hormônio estimulante da tireoide TSH, também desregula os níveis de T3 e T4. Isso sem falar no aumento do nível de açúcar no sangue, o que pode levar a resistência à insulina.

Por isso, quem tem problemas de tireoide deve evitar o café.

Eu espero que este artigo ajude você a compreender quais alimentos evitar se você tem problema de tireoide. Priorize sua saúde, sempre!

Até a próxima!

Dr. Eudes Taralo

Fascinado por ciência e pela compreensão do ser humano sob uma perspectiva integrada e global, o Doutor Eudes Tarallo nunca se conformou plenamente com a grande maioria das respostas oferecidas pela medicina ocidental comum.

Tudo que você precisa saber sobre hipo & hiper tireoidismo