O que é hipertireoidismo? Saiba mais sobre essa doença

Saber o que é hipertireoidismo pode fazer toda a diferença na hora de procurar ajuda médica. Essa condição é, basicamente, o contrário do hipotireoidismo.

Enquanto o hipotireoidismo faz que a pessoa tenha menos produção dos hormônios da tireóide, o hipertireoidismo faz o contrário. Nessa condição, o paciente produz excessivamente o T3 e o T4.

Essa produção disparada afeta muito o funcionamento do organismo e o bem estar do indivíduo. Para saber mais sobre o que é hipertireoidismo, leia o artigo até o final.

Impactos no organismo

O paciente de hipertireoidismo apresenta sintomas diretamente relacionados à sobrecarga hormonal. O aumento do T3 e do T4 acelera todo o organismo. Até mesmo o coração fica mais agitado.

É por isso que o metabolismo fica acelerado e, consequentemente, o paciente de hipertireoidismo costuma ter dificuldade em ganhar peso.

Além disso, o cérebro também sofre os efeitos do aumento de hormônios tireoidianos. O paciente pode sentir maior agitação nervosa, estresse e ansiedade.

Dessa forma, não é raro que sofrer com hipertireoidismo esteja relacionado ao desenvolvimento da depressão. 

A digestão pode ser afetada, também, e a pessoa pode ser mais intolerante ao calor.

Como fica claro, o paciente deve ser avaliado em sua totalidade, afinal, os sintomas vão desde físicos até psicossomáticos.

O que causa o hipertireoidismo?

Entre as principais causas para o hipertireoidismo, a primeira delas é a Doença de Graves. Essa condição é uma doença auto-imune que gera desequilíbrio na produção de T3 e T4. É a única forma de hipertireoidismo que tem como sintoma os tremores nas pálpebras.

Além disso, condições como nódulos na tireoide também podem indicar um sério fator de risco para o hipertireoidismo.

Pacientes que realizam tratamento contra hipotireoidismo de maneira inadequada, usando os remédios de forma abusiva, também podem fazer que a tireoide atinja um nível disfuncional que desencadeie o hipertireoidismo.

Leia também: Sintomas da tireoide que você não conhecia

O tratamento

O hipertireoidismo conta com um tratamento mais complexo que o hipotireoidismo. Além de fazer uso de todos os medicamentos para devolver o equilíbrio da produção hormonal tireoidiana, o paciente também costuma ser tratado para prevenir as possíveis complicações desse quadro.

O tratamento costuma empregar em conjunto alguns outros medicamentos para combater esses sintomas, tais como hipertensão e arritmia cardíaca.

Os pacientes que não controlam o hipertireoidismo com medicamentos costumam passar pela radiação com iodo, a fim de parar a função ativa da tireoide. Essa estratégia precisa ser muito bem indicada para que não ofereça efeitos contrários ao paciente.

Quem sofre de hipertireoidismo precisa controlar os seus hormônios com exames, fazer análises do nódulo com frequência e cuidar muito bem da alimentação. Como os tratamentos do hipertireoidismo são mais complexos do que se comparado com o hipotireoidismo, todo cuidado é fundamental.

Para saber mais sobre o assunto, recomendo que baixe meu livro digital gratuito:

O que é hiper e hipotireoidismo.

Eu espero que fique claro a você o que é hipertireoidismo.

Saiba mais assistindo meu vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Dr. Eudes Taralo

Fascinado por ciência e pela compreensão do ser humano sob uma perspectiva integrada e global, o Doutor Eudes Tarallo nunca se conformou plenamente com a grande maioria das respostas oferecidas pela medicina ocidental comum.

Tudo que você precisa saber sobre hipo & hiper tireoidismo