Saber o que é hiper e hipotireoidismo é essencial para entender o seu organismo.
Conforme já falei aqui no blog, os sintomas de que há algo errado com a sua tireoide não estão limitados a alguma região específica do corpo.
Todo o organismo está sujeito a sofrer com as disfunções da tireoide. Afinal, sua função não tem relação apenas ao ponto do corpo em que está localizada – no caso, a base do pescoço.
A função da tireoide é liberar hormônios para a corrente sanguínea e, por isso, coordena diversas outras funções biológicas do organismo todo.
Os principais hormônios liberados pela tireoide são:
Triiodotironina – Também conhecido como T3;
Tetraiodotironina – Também conhecido como T4
Continue a leitura para entender o que é hiper e hipotireoidismo.
O hipotireoidismo
Como o próprio nome sugere, o hipotireoidismo é uma condição clínica na qual os hormônios da tireoide são produzidos em quantidades abaixo das ideais.
Existem diversos casos de hipotireoidismo relacionados a doenças autoimunes, como a tireoidite de Hashimoto. Essa condição específica faz que o sistema imunológico ataque a produção hormonal da tireoide.
O hipotireoidismo costuma estar relacionado a fatores ambientais, ligados ao estilo de vida. Os agentes poluentes aos quais somos expostos, nossa alimentação repleta de itens industrializados e outros componentes tóxicos que fazem parte dos nossos dias influenciam na quantidade desses hormônios em nosso organismo.
Os principais sintomas do hipotireoidismo são a sonolência, a intolerância ao frio, retenção de líquidos, ganho de peso, dor muscular e quadros de desânimo e desatenção.
O hipertireoidismo
Ao contrário do hipotireoidismo, esse mal caracteriza-se pelo excesso de hormônios produzidos pela tireoide. Quando T3 e T4 contam com a concentração muito alta no organismo, o estado de homeostase – ou, perfeito equilíbrio do corpo – é afetado.
O hipertireoidismo também tem relação com doenças autoimunes, sendo a Doença de Graves a mais comum delas. Inflamações na tireoide e situações como o período pós-parto também estão relacionados ao hipertireoidismo.
Outros fatores que causam a doença são a reposição do hormônio tireoidiano em doses elevadas e o consumo excessivo de iodo. Os principais sintomas do hipertireoidismo são a frequência cardíaca elevada, tremedeira nas mãos, perda de cabelo e transpiração excessiva.
Como alcançar o equilíbrio na função tireoidiana?
Agora você já sabe que é fundamental que a tireoide esteja com a sua produção hormonal equilibrada. Portanto, quaisquer disfunções devem ser diagnosticadas com precisão e tratadas de maneira que os hormônios voltem a ficar equilibrados.
Se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre o que é hiper e hipotireoidismo, convido você a baixar meu livro digital de forma 100% gratuita.
Eu acredito no poder da informação para a sua qualidade de vida.
Baixe grátis: O que é hiper e hipotireoidismo.
Espero que meus materiais te ajudem a viver com mais saúde.