O que é a glândula tireoide e quais suas principais funções?

Você sabe o que é a glândula tireoide e por que é tão importante para o organismo?

A localização da glândula tireoide é a informação mais popular entre a maior parte das pessoas. No entanto, a maioria não conhece suas funções e sequer imagina como uma parte tão pequena tem um papel tão importante para o organismo todo.

Hoje, vou explicar com detalhes sobre o que é a glândula tireoide e quais as suas principais funções.

Sobre a tireoide

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na base da garganta. Logo abaixo do pomo-de-adão. Quero frisar que trata-se de uma glândula, e não de um órgão. Por isso, o seu tamanho não pode ser comparado aos pulmões ou ao estômago.

Trata-se de uma das maiores glândulas do organismo e pesa entre 15 e 25 gramas.

Sua principal função é a produção dos hormônios triiodotironina, conhecido como T3, e tetraiodotironina, o T4. O T4 deve ser transformado em T3 para ter a sua função ativa no organismo.

Os hormônios produzidos pela tireoide estão envolvidos em diversos processos do organismo humano que visam manter o equilíbrio das funções celulares. Por isso, a sua função está intimamente ligada ao equilíbrio cerebral, cardiovascular, intestinal, entre muitos outros.

As principais disfunções da tireoide estão relacionadas aos problemas de produção hormonal: o hipotireoidismo, quando a glândula produz menos hormônios do que deveria, e o hipertireoidismo, quando os hormônios são produzidos a mais.

Essas disfunções podem atingir indivíduos em qualquer idade ou fase da vida. São problemas que exigem uma análise global do paciente e podem ocorrer mesmo sem o bócio, ao contrário do que muitos acreditam.

O hipotireoidismo e o hipertireoidismo

Ambas as patologias devem ser diagnosticadas por um médico especializado em tireoide. É ele quem vai solicitar os exames necessários, avaliar e cruzar com o histórico do paciente e os sintomas relatados.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, a cada 2.535 pacientes atendidos no Brasil, pelo menos 1.117 apresentam alterações em sua tireoide. Essas mudanças estão cada vez mais relacionadas aos hábitos de vida atuais.

Basta refletir sobre nossa alimentação. Repleta de agrotóxicos, conservantes e outros aditivos químicos, nossa comida afeta profundamente o equilíbrio hormonal do organismo. Por consequência, tem potencial para desregular as funções tireoidianas.

Os principais sintomas do hipertireoidismo são:

  • Frequência cardíaca elevada;
  • Perda de cabelo;
  • Transpiração excessiva;
  • Perda de peso;
  • Alterações no ciclo menstrual;
  • Intolerância a temperaturas quentes.

Os principais sintomas do hipotireoidismo são:

  • Sonolência;
  • Esquecimento;
  • Intolerância ao frio;
  • Cabelos e unhas ressecados e quebradiços;
  • Dor muscular;
  • Retenção de líquidos;
  • Constipação.

Todos esses sintomas devem ser relatados ao seu médico de confiança, que vai cruzar com alguns dos seus exames e, se necessário, encaminhá-lo a um especialista em tireoide.

As alterações na glândula tireoide afetam todo o organismo! Por isso, devem ser tratadas com bastante especificidade conforme o caso.

Para saber mais sobre hipo e hipertireoidismo, baixe meu e-book 100% gratuito que explica com detalhes sobre essas condições. Baixe agora: O que é hipo e hipertireoidismo.

Eu espero que este artigo seja útil para você entender o que é a glândula tireoide e as suas principais patologias. Assista ao vídeo abaixo e aproveite para saber mais sobre o assunto e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Dr. Eudes Taralo

Fascinado por ciência e pela compreensão do ser humano sob uma perspectiva integrada e global, o Doutor Eudes Tarallo nunca se conformou plenamente com a grande maioria das respostas oferecidas pela medicina ocidental comum.

Tudo que você precisa saber sobre hipo & hiper tireoidismo