Mente sã; corpo são: este equilíbrio faz sentido?

As pessoas têm mania de separar a saúde mental da física. Besteira das grandes! O organismo depende de um bom convívio com o cérebro para estar em pleno funcionamento. No entanto, para alcançar esse equilíbrio, é preciso equilibrar mente e corpo. Afinal, se trata de uma mudança de comportamento que vamos fazendo aos poucos, conforme tomamos consciência do nosso estado e buscamos a transformação. Porém, não precisa se preocupar. Ademais, não é algo difícil de se alcançar. Muito pelo contrário! 

Hipócrates já dizia…

Hipócrates, pai da medicina ocidental, já entendia mente e corpo como uma única realidade. Por muito tempo acreditamos numa medicina cartesiana, que dividia corpo e mente. 

Agora, com todo progresso da medicina e da psicologia, não podemos negar a ligação que as nossas emoções provocam em nosso corpo e vice-versa. Um bom exemplo é a depressão. A psoríase, também, é uma dermatose autoimune comumente desencadeada pelo estresse. Além delas, tantas outras condições estão associadas a quadros de desequilíbrio da saúde mental.

Portanto, nosso corpo procura manter o equilíbrio interno, para que todos os órgãos trabalhem em harmonia. Sendo assim, quando ocorre uma experiência estressora, nosso corpo se esforça para se adaptar à nova situação. Desta forma, libera os hormônios adrenalina e cortisol.

Sendo assim, neste artigo vamos conhecer 6 dicas como melhorar o equilíbrio entre corpo e mente. Portanto, você verá que pequenos hábitos já fazem toda a diferença. Cuidar de si mesmo não é egoísmo, viu?

6 dicas para cuidar do corpo e da mente

1. Cuide da sua alimentação

Essa é a mais importante de todas as dicas. Nosso corpo é uma máquina e a alimentação é o combustível. É ela que nos mantém em pleno funcionamento e por isso, é tão importante! Como sempre digo: que seu alimento seja o seu remédio!

Sendo assim:

  • tenha uma alimentação balanceada, saudável e rica em nutrientes;
  • desembale menos e descasque mais;
  • evite produtos industrializados;
  • coma menos e melhor; e
  • de preferência, alimente-se de três em três horas.

2. Beba muita água

Beba no mínimo dois litros de água por dia. Você com certeza já deve ter lido isso por aí, mas não levou muito a sério, mas se você quer ter uma vida mais saudável, essa é uma dica primordial. Isso porque a água é responsável por hidratar, nutrir e limpar o nosso organismo das toxinas e impurezas que ingerimos.

Só para você ter noção, 75% do nosso corpo é formado por água. Ou seja, ela é essencial à vida! Sendo assim, você pode até beber sucos, chás e outros líquidos, mas nada substitui o poder da água.

Você é daqueles que se esquecem de beber água ou simplesmente não sente vontade? Sabia que existem aplicativos gratuitos para celular que tocam para te lembrar de beber água? Bacana né?

3. Mexa seu corpo!

Banner Convite Curso A Chave Mestra da Saúde

A prática de exercícios é tão importante para a saúde do nosso corpo, quanto da mente. Embora muitas pessoas procurem praticar atividades físicas para emagrecer, melhorar a saúde do coração e ganhar músculos, os benefícios vão muito além desses. Exercício físico é uma excelente distração e, embora canse fisicamente, renova muito a saúde emocional.

De fato, praticar atividades físicas contribui para:

  • melhorar nossas funções cognitivas;
  • reduzir o estresse;
  • elevar a autoestima;
  • aliviar a ansiedade;
  • aumentar a capacidade cerebral e produtividade;
  • melhorar a memória;
  • produzir substâncias químicas que nos tornam mais felizes.

4. Durma mais e melhor!

Você não imagina o quanto algumas boas horas de sono bem dormidas podem ajudar você a ter uma vida melhor e mais saudável. Portanto, que tal uma soneca?

Sendo assim, dormir diminui a irritabilidade e o estresse, ajuda a emagrecer, melhora a pele, previne o envelhecimento precoce e previne até o câncer. Além de ser uma delícia e melhorar o nosso o rendimento nas atividades do dia a dia. Por isso, não deixe que nada atrapalhe o seu sono sagrado, dormindo de seis a oito horas por dia no mínimo.

5. Limpe sua mente

Todos os dias, faça uma higiene mental e elimine todos os sentimentos ruins. Portanto, dedique-se a cuidar do seu interior e manter seu coração e a sua mente sempre leves e limpos. Se acaso você tiver uma religião, ela pode auxiliar nessa limpeza.

Do contrário, procure meditar e relaxar, fazendo uma imersão para retirar tudo aquilo que te pesa, chamando apenas sentimentos e pensamentos positivos na sua vida.

Além disso, busque se conhecer. Para saber o que lhe faz mal ou bem, você precisa se conhecer muito bem e saber respeitar os seus próprios limites.

6. Faça o que te faz feliz

Sempre que possível, faça coisas que te deem prazer. Sendo assim, vá ao cinema, saia com os amigos, faça uma viagem, leia um livro, ouça músicas, passeie com a família.

Ademais, promova momentos felizes com as pessoas que você ama, estreite seus laços, aumente os seus nichos de amizades, curta a sua companhia, enfim, procure o que te faz feliz e faça! Cuide-se e priorize-se!

Por fim…

Se você chegou até aqui, já entendeu que o equilíbrio entre corpo e mente é essencial. Cuidar de si não é egoísmo. É um ato de amor conosco e com nosso redor.

Seguindo estas seis dicas dadas, você notará que uma grande mudança vai acontecer na sua saúde. Para melhor, claro!