Intestino e tireoide: qual a relação entre ambos?

Boa parte das pessoas fica surpresa ao entender a relação entre intestino e tireoide.

Afinal, podem estar distantes na anatomia humana. Mas, as suas atividades estão muito relacionadas nas funções que exercem pelo corpo humano.

Enquanto a tireoide regula as funções de importantes órgãos por meio da liberação de seus hormônios, o intestino é o principal responsável pela absorção dos nutrientes e descarte das substâncias que não servem mais.

Assim, o seu bom funcionamento é essencial para a saúde de todo o organismo. No intestino, está concentrado 80% de todo o sistema imunológico.

Quando entendemos que diversas condições adversas da tireoide estão relacionadas ao sistema imunológico, fica fácil entender a relação entre intestino e tireoide.

Continue até o final para entender a importância de cuidar do seu sistema imune.

Se o intestino adoece, todo o corpo sente

A função da tireoide está completamente ligada ao equilíbrio do intestino.

Algumas das principais doenças da tireoide podem ser desencadeadas por problemas intestinais. Quero chamar a atenção para o hipotireoidismo do tipo Hashimoto.

Essa doença auto-imune é caracterizada pela reação de células do sistema imunológico com a glândula tireoide. Conforme o tempo passa, a glândula sofre uma destruição completa por essa reação.

O próprio sistema ataca as células de defesa. Assim, sintomas como cansaço, fadiga excessiva e depressão, podem aparecer. 

O desequilíbrio da microbiota intestinal favorece essa doença e muitas outras, afinal, a produção hormonal do intestino em desarmonia tem o poder de influenciar em tudo.

Leia também: Como o estresse impacta a saúde da sua tireoide?

Tem a ver com regularidade intestinal?

Não necessariamente. Essa relação é a nível celular. Por isso, o indivíduo pode ir ao banheiro e evacuar todos os dias e, mesmo assim, estar com a microbiota intestinal desequilibrada – o que chamamos de disbiose intestinal.

Nesse caso, é preciso investigar a relação imunológica do intestino com a glândula tireoide. Alguns exames podem ser solicitados a fim de analisar a microbiota intestinal. Os trilhões de microorganismos vivos no intestino são avaliados em tipos e quantidades.

É com essas informações que o seu médico vai orientar o melhor tratamento para reequilibrar essa microbiota e, consequentemente, melhorar a relação entre intestino e tireoide.

Recomendo também que você só consuma probióticos conforme recomendação médica. Ao usar algum probiótico por conta própria, você dificilmente corre riscos. Até podem ajudar, no entanto, em casos de tratamento de saúde, é preciso saber quais lactobacilos faltam para a sua microbiota ficar mais forte.

Ao fazer a análise da microbiota intestinal, o especialista tem as condições de indicar exatamente aquilo que faz sentido para o seu caso.

Eu espero que este artigo esclareça a você mais detalhes sobre a relação entre intestino e tireoide. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Dr. Eudes Taralo

Fascinado por ciência e pela compreensão do ser humano sob uma perspectiva integrada e global, o Doutor Eudes Tarallo nunca se conformou plenamente com a grande maioria das respostas oferecidas pela medicina ocidental comum.

Tudo que você precisa saber sobre hipo & hiper tireoidismo