Como escolher o médico da tireoide?

Muitas pessoas me perguntam aqui na internet sobre como escolher o médico da tireoide. Penso que essa é uma preocupação genuína, visto que o médico tem um papel ativo e importante na vida da pessoa, ou pelo, deveria ter. 

Foi pensando em ajudar nessa missão que escrevi o artigo dessa semana.

Nas próximas linhas, você conseguirá identificar as características de um médico e de uma consulta confiável sob o meu ponto de vista.

Já adianto que eu considero essa escolha algo que deve ser pensado e pesquisado, pois o especialista que vai cuidar da sua saúde e da sua tireoide, não deve negligenciar outros aspectos importantes da sua vida.

Para entender do que estou falando, siga com a leitura até o final. Desta forma, você descobrirá como escolher o médico da tireoide de maneira mais assertiva e segura.

Vamos lá?

A importância de um médico confiável

Eu considero que escolher o médico da tireoide é algo sensível e acabo comparando como um casamento, em que precisamos escolher o parceiro ideal.

O médico será a pessoa em quem você vai confiar sua saúde, ou seja,  ele deve pensar nas melhores ações para você, assim como, compartilhar os conhecimentos necessários para ajudá-lo.

Desta forma, algo que chama a atenção hoje em dia é a facilidade com que as pessoas têm acesso às informações. Estamos altamente conectados e com apenas um clique é muito simples pesquisar sobre doenças ou problemas de saúde. 

Contudo, também é muito fácil ter acesso a informações que não passaram pelo crivo de um médico e, neste caso, isso pode ser um grande problema.

Somente um médico confiável saberá analisar a situação individual do paciente indicando o que é mais adequado, desde exames, terapias, tratamentos, medicamentos e, até certo ponto, uma composição personalizada para o processo de cura ou melhora.

Como escolher seu médico da tireoide?

Nem sempre é possível consultar com um determinado médico no qual você tem confiança. Muitas vezes a distância faz com que seja necessário procurar um outro profissional, aumentando essa dificuldade.

Mas afinal, como escolher o médico da tireoide?

Qualquer profissional hoje em dia está habilitado para fazer um diagnóstico da tireoide

Para isso ele não precisará de recursos muito complexos, basta um exame de sangue e uma ultrassom, por exemplo. Com isso, ele terá noção da situação atual e se a tireoide apresenta algum tipo de disfunção.

No entanto, é aí que pode morar o problema.

Pois é neste momento onde se percebe a forma que o médico vai seguir com o processo. Essa é a oportunidade de fazer uma abordagem diferente, da qual eu sou seriamente a favor.

Quando você procura um médico especializado, ou não, para tratar sua tireoide é preciso observar o direcionamento que ele vai dar na consulta.

Sendo assim, vejamos quais são os sinais de uma consulta satisfatória, do meu ponto de vista.

Você também pode gostar de ler: 5 dicas para melhorar sua tireoide

Sinais de uma consulta satisfatória

Existem alguns sinais que considero importantes e que você pode observar para escolher o médico da tireoide.

Por exemplo, um médico que pede uma gama de exames para fazer sua avaliação sem embasar seu tratamento em apenas um marcador ou na ultrassom, merece um ponto positivo.

Além disso, ele costuma perguntar sobre a alimentação do paciente a fim de avaliar os níveis de vitaminas, minerais e aminoácidos.

A doença da tireoide se trata de uma questão autoimune e para reduzir tal reação, ele precisa investigar outros aspectos da vida do paciente, pois o comportamento autoimune, obviamente, não está só na tireoide mas sim, em diversas partes do corpo, como o intestino, por exemplo.

Então, ao escolher o médico da tireoide, observe se ele tem um histórico investigativo. 

Use a internet a seu favor neste caso.

Não se pode perder de vista que por trás de uma tireoide, existe um ser humano com todos os seus sistemas e que muitas vezes está sofrendo com perda de cabelo, cansaço, baixa libido, pele ruim, intestino que não funciona e engordando, para citar somente alguns dos sintomas.

Esse é o cenário que o seu médico precisa observar durante a consulta.

Não se contente

Dada a relevância da internet nos dias de hoje e no hábito que as pessoas têm de pesquisar sobre possíveis patologias e tratamentos, você precisa estar atendo as afirmações do médico.

Ou seja, não se contente com qualquer declaração, principalmente se você tem algum conhecimento sobre ela.

Questione e procure entender porque o médico tem determinada opinião ou postura.

Optar apenas por exames de TSH, T3 e T4 para prescrever um medicamento específico, não me parece uma boa consulta de tireoide, considerando todos os pontos que levantei até aqui.

Sendo assim, procure um profissional que vá lhe atender observando essa gama de aspectos, como o ser humano completo e complexo que somos.

Se você quiser saber mais sobre hiper e hipotireoidismo, baixe meu e-book gratuito.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Dr. Eudes Taralo

Fascinado por ciência e pela compreensão do ser humano sob uma perspectiva integrada e global, o Doutor Eudes Tarallo nunca se conformou plenamente com a grande maioria das respostas oferecidas pela medicina ocidental comum.

Tudo que você precisa saber sobre hipo & hiper tireoidismo