É possível engravidar com problemas de tireoide?

Você quer saber se engravidar com problemas de tireoide é uma possibilidade?

Muitas mulheres ficam desanimadas quando descobrem os impactos das doenças de tireoide em sua produção hormonal e, por consequência, na sua capacidade de engravidar.

O menor desequilíbrio na glândula tireoide, localizada no pescoço, impacta a saúde e o bem-estar da mulher. Sintomas relacionados à tensão pré-menstrual, síndrome dos ovários policísticos e irregularidades na menstruação.

Desde já, vou deixar claro que é possível engravidar com problemas na tireoide. No entanto, pode demandar algum tratamento especial antes da concepção e também depois, a fim de garantir a saúde do bebê.

Continue até o final para saber quais condições da tireoide requerem atenção na hora que a mulher decide engravidar.

Como a tireoide influencia os hormônios?

A produção hormonal da tireoide é essencial para que a ovulação siga de maneira saudável. A mulher que não ovula regularmente, por consequência, conta com maiores dificuldades para engravidar.

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo estão relacionados à queda da produção de progesterona e do estrogênio, hormônios fundamentais para a ovulação da mulher.

Na verdade, qualquer alteração na tireoide impacta o sucesso da concepção.

Banner Convite Curso A Chave Mestra da Saúde

Por isso, é tão importante seguir à risca um tratamento realmente personalizado para o seu problema de tireoide, levando em consideração os sintomas e as informações dos exames laboratoriais.

Leia também: A importância de uma tireoide saudável para o cérebro

O bebê pode nascer com sequelas?

Enquanto a mulher gera seu bebê, ele depende de todos os sistemas do organismo da mãe para o bom desenvolvimento. Isso inclui a sua função tireoidiana. Assim, se a mulher conta com problemas de tireoide, isso também afeta o bebê.

A criança gerada de uma mãe com problemas de tireoide corre risco de nascer com defeitos congênitos, distúrbios neurológicos ou mesmo ter sua inteligência prejudicada.

Quando a mulher que conta com problemas na tireoide deseja engravidar, é preciso que ela dê atenção especial à sua função tireoidiana antes mesmo de começar as tentativas.

Não quero assustar ou desanimar qualquer pessoa. Apenas ressalto o compromisso com a saúde, o que inclui a plenitude das funções da tireoide.

Ao tratar corretamente os problemas de tireoide, você evita complicações durante a gravidez. Portanto, sim, é possível engravidar com problemas de tireoide. Mas, para gerar uma criança saudável, isso também passa por cuidar da própria saúde.

Você não sabe se conta com alguma disfunção da tireoide? Saiba os principais sintomas do hiper e hipotireoidismo em meu e-book 100% gratuito.

Baixe agora mesmo meu e-book grátis: O que é hiper e hipotireoidismo.

Até a próxima!

Dr. Eudes Taralo

Fascinado por ciência e pela compreensão do ser humano sob uma perspectiva integrada e global, o Doutor Eudes Tarallo nunca se conformou plenamente com a grande maioria das respostas oferecidas pela medicina ocidental comum.

Tudo que você precisa saber sobre hipo & hiper tireoidismo