Dietas da moda: cuidado com elas
  • Post author:
  • Post category:Tireoide

Hoje vamos dizer algumas verdades sobre algo que é muito preocupante, principalmente nessa época de chegada do verão: as dietas da moda para emagrecer.

É só dar aquele calorzinho (muitas vezes ainda na primavera) que todo mundo começa a se desesperar para secar a barriga e ficar com o  “corpo de praia”.

Daí começa o desespero pelas academias e/ou pela dieta do momento…

Dieta paleolítica, dieta cetogênica, dieta low carb, jejum intermitente, dieta gluten free… Nossa! Sem falar nas que têm nomes que muita gente nunca ouviu falar!

Pois então… Nutrição é coisa séria, e resolvemos escrever essa espécie de alerta porque sabemos que muitas pessoas que se interessam por chás também se interessam em emagrecimento.

Na busca por um corpo perfeito (que não existe), grande parte acaba apelando para métodos de emagrecimento que encontram na primeira busca da internet ou seguindo dicas, sem nenhum embasamento científico, de blogueiros fitness que não têm formação em nutrição.

Saúde é algo que não dá para brincar e muitos desses regimes podem acabar prejudicando sua saúde física e mental se seguidos indiscriminadamente, pois sabemos que, além de fazerem sem orientação, ainda cometem exageros.

Muitas dessas dietas envolvem déficits calóricos muito grandes, e se levados por muito tempo podem causar sérios danos ao corpo.

Devemos ter em mente que comer menos também significa ingerir menos nutrientes, o que quer dizer que você vai ficar nutricionalmente e fisiologicamente debilitada por esse consequente déficit de proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais e outros micronutrientes que seu corpo PRECISA para funcionar bem e para você não perder a força para viver sua rotina!

E todos sabemos (ou deveríamos saber) que há danos de curto e longo prazo, de menor e maior gravidade, quando não damos o que o corpo precisa ou quando mexemos demais com o funcionamento interno dele.

Além disso, o corpo humano é algo muito inteligente, mas essa inteligência pode justamente pausar processos metabólicos que ele identifica não precisar mais quando você adota uma dessas dietas por muito tempo.

Por exemplo: existe uma enzima chamada leptina, que é uma das principais reguladoras do metabolismo e da queima de calorias. Quando você leva uma rotina alimentar muito rigorosa e com déficit calórico por muito tempo, seu sistema entende que não precisa mais produzir aquela enzima. E aí o que acontece? Aquele famoso “efeito sanfona”, onde você começa a engordar com mais velocidade e facilidade ainda.

Não vamos nos aprofundar neste artigo em quantos processos fisiológicos são afetados por práticas alimentares irregulares (pois são muitos!), mas recomendamos: se você quer tentar algum método mais rápido de emagrecimento, consulte um especialista com formação na área.

O que podemos fazer é dar dicas mais leves que não representem risco à sua saúde e que não são exageradas, as quais pesquisamos muito sobre para passar para vocês.

Aliás… Você já tomou chá hoje?

Beber chá é algo maravilhoso que só adiciona à sua saúde… Pois hidrata, te nutre e te garante diversos benefícios medicinais de ervas que inclusive te ajudam a emagrecer sem ter que fazer grandes sacrifícios. Ah, e é algo muito mais natural e leve de se fazer, em todos os sentidos.