Dietas com muito sódio alteram a flora intestinal?
  • Post author:
  • Post category:Tireoide

O sal de cozinha é a fonte de sódio mais conhecida popularmente, mas ele vem disfarçado em diversos alimentos como: massas instantâneas, pães, comidas congeladas industrializadas, molhos e até em barras de chocolate e refrigerantes em sua versão “zero”.

E sabe aquele quadradinho de tempero para carnes que você usa? Sabe aquele shoyu que fica maravilhoso com sushi? É cheio de sódio!

Sabe aquela comida que você compra e tem um salgadinho especial muito mais gostoso que o normal? Aquilo tem glutamato monossódico, que é praticamente uma droga viciante inserida em diversos tipos de alimento. Também cheia de sódio.

Muito se fala sobre problemas de saúde causados pelo consumo excessivo de sódio, como hipertensão, doenças cardiovasculares e renais, mas também pode afetar a flora intestinal.

Dietas ricas em sódio podem prejudicar o funcionamento da flora intestinal por comprometer a sobrevivência de lactobacillus que impedem o crescimento e ativação de alguns patógenos, provocando ações inflamatórias locais e no resto do corpo, inclusive no cérebro.

Por isso é essencial  cuidar da saúde intestinal, mantendo vivas as bactérias que são benéficas ao nosso corpo e que e garantem que as bactérias maléficas não prevaleçam.

E isso pode ser feito de algumas maneiras bem simples.

Beber bastante água (mineral ou filtrada), consumir alimentos ricos em fibras e consumir suplementos e alimentos probióticos (como alguns tipos de iogurte, fermentados) pode ajudar bastante a manter a microbiota intestinal em equilíbrio.

O corpo humano é uma máquina maravilhosa com todas as suas engrenagens que cooperam entre si… Se você descuida de uma delas, as outras também são afetadas, então cuide sempre de cada uma!

Espero que tenha gostado e que isso realmente ajude você.

Estou sempre postando sobre saúde em geral aqui e nas minhas redes sociais, então fique sempre ligado(a) que tem mais coisa lá no insta @doutortireoide !