Quais os benefícios de cúrcuma e açafrão para a saúde?

Usar especiarias nas refeições já é um hábito de muitas pessoas pelo mundo afora. Contudo, o que muita gente não sabe é que elas trazem diversos benefícios para a saúde. A exemplo da cúrcuma e açafrão, protagonistas do nosso artigo de hoje.

Uma alimentação saudável e rica em nutrientes é aliada importante no combate a diversas doenças e isso não é novidade para nós.

No entanto, o consumo de especiarias e temperos tem papel fundamental no processo de cura e contenção de diversos sintomas.

Devido às suas propriedades medicinais de alta potência, a cúrcuma e o açafrão são o foco do conteúdo de hoje, mas existem diversas outras especiarias importantes para a saúde. 

Sendo assim, se você deseja conhecer um pouco mais sobre cúrcuma e açafrão e seus benefícios para a saúde, principalmente para tireoide, continua comigo até o final da leitura.

Diferenças entre cúrcuma e açafrão

As especiarias são utilizadas pelas civilizações a milhares de anos e isso não é diferente com a cúrcuma e o açafrão.

No entanto, muitos estudos apontaram o potencial medicinal dessas duas plantas, chamando a atenção para o seu consumo no combate a diversas doenças.

A origem das especiarias se dá por meio de duas plantas diferentes. Apesar disso, ambas têm propriedades medicinais parecidas, como vamos observar a seguir.

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, apresenta um rizoma (raiz) subterrânea, da mesma família do gengibre. Já o açafrão é resultante dos estigmas de uma flor de cor vibrante.

Dessa maneira, podemos diferenciá-las pela forma como se desenvolvem: uma no céu e outra na terra.

Para entender um pouco mais sobre as diferenças entre a cúrcuma e o açafrão, observe a imagem abaixo:

Principais benefícios de cúrcuma e açafrão para saúde

No que diz respeito aos benefícios da cúrcuma, suas propriedade medicinais estão concentradas em maior quantidade no próprio rizoma.

Sua cor amarelo-ouro é proveniente de pigmentos classificados como polifenóis ou curcuminoides responsáveis por ações medicinais como, por exemplo, antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobianas, anticancerígenas, combate a resistência à insulina e equilibra o nível de colesterol LDL.

A curcumina é um dos componentes bioativos da curcuma. Estudos mostram que ela auxilia no emagrecimento, atuando sobre a diminuição de gordura e reduzindo a formação de novas células adiposas, além de reduzirem a inflação crônica do corpo humano.

Já o açafrão, com sua cor vibrante vermelho-alaranjado, sempre foi uma especiaria cobiçada devido a quantidade de estigmas presentes na flor, apenas 3. 

Estudos mostram que os carotenóides, crocina e safranal são propriedades medicinais antioxidantes e moduladores seletivos de radicais livres. Além disso, o açafrão apresenta ação benéfica antidepressiva, anticonvulsionante, analgésica, anticâncer e outros efeitos terapêuticos relacionados ao sistema imunológico e digestivo.

Como se pode perceber, os benefícios da cúrcuma e açafrão são inúmeros e crescem a cada estudo que se revela. E também se pode citar sua influência positiva sobre a depressão e ansiedade.

Leia mais sobre os benefícios da cúrcuma e do açafrão no meu e-book. Baixe gratuitamente.

curcuma e açafrão

Como utilizar essas especiarias no seu dia a dia

Na culinária, é mais comum encontramos a cúrcuma na versão em pó, porém se pode consumir o rizoma fresco que tem um sabor mais acentuado.

A cúrcuma em pó é um dos principais elementos do curry, um tempero muito utilizado na culinária asiática que combina com arroz e frango.

Ademais, a cúrcuma pode ser utilizada para intensificar o sabor de sopas, carnes vermelhas, molhos, peixes, legumes e verduras cozidos.

Já o açafrão é bastante utilizado na culinária espanhola e na Índia alguns doces são preparados com essa especiaria.

Assim como a cúrcuma, o açafrão pode ser adicionado a carnes vermelhas, frango, arroz, molhos, legume e verduras cozidos.

Saudável e saboroso também é possível

Associar sabor e vantagens para a saúde é algo que todos desejam quando se fala em alimentação saudável.

O uso das especiarias, a exemplo da cúrcuma e do açafrão, é uma forma interessante de fazer isso, já que ambos têm propriedades medicinais importantes no combate e na prevenção de doenças.

A quantidade de benefícios que a cúrcuma e o açafrão nos entregam é incrível. 

Tanto que eles não podem ser considerados simples temperos culinários, mas sim uma fonte importante de nutrientes benéficos ao nosso organismo.

À vista disso, inserir cúrcuma e açafrão na sua alimentação diária é o mesmo que reduzir processos inflamatórios, fortalecer o sistema imunológico e cuidar da saúde como um todo.

Você também pode gostar de ler: Benefícios de uma dieta de cura para o organismo

Dr. Eudes Taralo

Fascinado por ciência e pela compreensão do ser humano sob uma perspectiva integrada e global, o Doutor Eudes Tarallo nunca se conformou plenamente com a grande maioria das respostas oferecidas pela medicina ocidental comum.

Tudo que você precisa saber sobre hipo & hiper tireoidismo