Conexão entre vitamina D e tireoide: entenda a importância para sua saúde

A conexão entre vitamina D e tireoide é uma das principais características para promover a saúde do organismo.

Nem todos sabem, mas,a vitamina D na verdade é um hormônio esteroide. Assim, conta com ação em outros hormônios, inclusive os hormônios da tireoide.

Sabemos que a vitamina D está cada vez mais escassa no organismo humano, independente da idade. Continue até o final para entender a conexão entre vitamina D e tireoide.

Como obter a vitamina D?

É preciso obter níveis excelentes de vitamina D para que a saúde da tireoide – e por consequência de todo o corpo – mantenha-se em dia.

Você já deve ter reparado que temos cada vez menos contato com a luz solar. É aí que está o maior problema das pessoas na hora de obter a vitamina D.

Passamos a maior parte do tempo debaixo de luzes do escritório, com pouca exposição à luz natural. Quando pegamos o mínimo de sol, geralmente estamos com protetor solar ou outro cosmético que bloqueia os raios ultravioleta B responsáveis por ativar a vitamina D no organismo.

É preciso realizar a exposição ao sol de forma correta! O melhor horário para tomar sol é ao meio-dia, quando a concentração dos raios UVB é muito maior. É preciso expor pelo menos 40% do corpo e sem proteção solar durante um tempo mínimo de 10 a 20 minutos.

“Mas, doutor, eu vou queimar minha pele”.

Perceba que não é o corpo todo que ficará exposto, tampouco por um período tão longo.

Quando não é possível, o caminho pode ser a suplementação. 

Leia também: Dieta da tireoide: quais os melhores alimentos para a saúde?

Suplementando a vitamina D

A suplementação da vitamina D precisa ser prescrita por um médico. Em primeiro lugar, porque nenhum suplemento deve ser consumido sem essa orientação, nem mesmo aqueles encontrados em farmácias.

Outra razão é que suplementar a vitamina D de forma isolada é pouco eficaz. É preciso um exame aprofundado dos níveis de vitamina D e também de outras vitaminas e hormônios.

É assim que o médico prescreve a dose certa de cada vitamina, pois de nada adianta ter ótimos níveis de vitamina D se não encontra um equilíbrio no organismo.

Fatores como o histórico de doenças, o sedentarismo e a obesidade também são determinantes para fazer o balanço de vitaminas, minerais e hormônios.

É comum que a suplementação de vitamina D ocasione em queda dos níveis de magnésio quando realizada indiscriminadamente.

Além disso, a vitamina D em excesso eleva os riscos de desenvolver cálculos renais e calcificação nas artérias, pois a substância pode levar o cálcio aos locais errados.

Assim, o acompanhamento médico é indispensável.

Quando a suplementação é bem indicada, a vitamina D é uma grande aliada da sua tireoide. Inclusive, em casos de hipotireoidismo, é fundamental que a vitamina D encontre-se em bons níveis.

Eu espero que este artigo esclareça a você a conexão entre vitamina D e tireoide.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Dr. Eudes Taralo

Fascinado por ciência e pela compreensão do ser humano sob uma perspectiva integrada e global, o Doutor Eudes Tarallo nunca se conformou plenamente com a grande maioria das respostas oferecidas pela medicina ocidental comum.

Tudo que você precisa saber sobre hipo & hiper tireoidismo