A conexão entre vitamina D e tireoide é uma das principais características para promover a saúde do organismo.
Nem todos sabem, mas,a vitamina D na verdade é um hormônio esteroide. Assim, conta com ação em outros hormônios, inclusive os hormônios da tireoide.
Sabemos que a vitamina D está cada vez mais escassa no organismo humano, independente da idade. Continue até o final para entender a conexão entre vitamina D e tireoide.
Como obter a vitamina D?
É preciso obter níveis excelentes de vitamina D para que a saúde da tireoide – e por consequência de todo o corpo – mantenha-se em dia.
Você já deve ter reparado que temos cada vez menos contato com a luz solar. É aí que está o maior problema das pessoas na hora de obter a vitamina D.
Passamos a maior parte do tempo debaixo de luzes do escritório, com pouca exposição à luz natural. Quando pegamos o mínimo de sol, geralmente estamos com protetor solar ou outro cosmético que bloqueia os raios ultravioleta B responsáveis por ativar a vitamina D no organismo.
É preciso realizar a exposição ao sol de forma correta! O melhor horário para tomar sol é ao meio-dia, quando a concentração dos raios UVB é muito maior. É preciso expor pelo menos 40% do corpo e sem proteção solar durante um tempo mínimo de 10 a 20 minutos.
“Mas, doutor, eu vou queimar minha pele”.
Perceba que não é o corpo todo que ficará exposto, tampouco por um período tão longo.
Quando não é possível, o caminho pode ser a suplementação.
Leia também: Dieta da tireoide: quais os melhores alimentos para a saúde?
Suplementando a vitamina D
A suplementação da vitamina D precisa ser prescrita por um médico. Em primeiro lugar, porque nenhum suplemento deve ser consumido sem essa orientação, nem mesmo aqueles encontrados em farmácias.
Outra razão é que suplementar a vitamina D de forma isolada é pouco eficaz. É preciso um exame aprofundado dos níveis de vitamina D e também de outras vitaminas e hormônios.
É assim que o médico prescreve a dose certa de cada vitamina, pois de nada adianta ter ótimos níveis de vitamina D se não encontra um equilíbrio no organismo.
Fatores como o histórico de doenças, o sedentarismo e a obesidade também são determinantes para fazer o balanço de vitaminas, minerais e hormônios.
É comum que a suplementação de vitamina D ocasione em queda dos níveis de magnésio quando realizada indiscriminadamente.
Além disso, a vitamina D em excesso eleva os riscos de desenvolver cálculos renais e calcificação nas artérias, pois a substância pode levar o cálcio aos locais errados.
Assim, o acompanhamento médico é indispensável.
Quando a suplementação é bem indicada, a vitamina D é uma grande aliada da sua tireoide. Inclusive, em casos de hipotireoidismo, é fundamental que a vitamina D encontre-se em bons níveis.
Eu espero que este artigo esclareça a você a conexão entre vitamina D e tireoide.
Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.