Como o café afeta a sua tireoide?

Você quer saber como o café afeta a sua tireoide? Continue até o final deste artigo.

São diversos os estudos que demonstram os benefícios ou os malefícios do café. Eu não tenho dúvidas que cada um conte com o devido respaldo científico.

No entanto, o consumo de café conta com impactos diretos na tireoide. Esses efeitos costumam variar de pessoa para pessoa. Mas, vale a pena prestar atenção no assunto.

Níveis de açúcar mais altos no sangue

De acordo com este estudo, a cafeína deixa os níveis de açúcar no sangue mais altos. O indivíduo com hipoglicemia é o mais prejudicado com isso, pois sentem-se irritadas e emocionalmente instáveis quando sentem fome.

As flutuações do nível de açúcar podem ocasionar em picos do cortisol. Além de desregular o sistema imunológico, esgotam as glândulas suprarrenais. O pico do hormônio cortisol, conforme veremos, também é inflamatório.

Aciona o desejo por carboidrato

Você vai concordar com essa afirmação. O cafézinho, em especial logo pela manhã, dá aquela vontade de um pão ou bolo…

A explicação não é só emocional. Como resultado do efeito explicado acima, o organismo precisa corrigir os níveis de açúcar. Aí, gera o desejo por um carboidrato. Isso explica o café da manhã acompanhado muitas vezes por itens de farinha branca e açucarados.

Contribui para o refluxo e danifica as paredes intestinais

Você já passou pela situação de correr para o banheiro após tomar café? Isso ocorre devido a liberação de gastrina e de bile. A gastrina é o hormônio gástrico responsável por acelerar o trânsito intestinal, assim como a bile e outras enzimas digestivas para o estômago.

Se você faz uma digestão saudável, isso não chega a ser um problema. Mas, para quem conta com doenças autoimunes que comprometem o trânsito intestinal, prejudica ainda mais.

Causa nódulos tireoidianos e piora a TPM

Como o café contribui para a dominância do estrogênio, provavelmente os hormônios atingem um desequilíbrio. Ou os níveis de estrogênio ficam altos demais em relação a progesterona, ou os metabólitos do estrogênio ficam instáveis.

Essa condição é especialmente ruim para quem sofre com problemas de tireoide. A dominância estrogênica aumenta a globulina de ligação à tireoide. Assim, o hormônio da tireoide fica menos disponível para o corpo.

Os altos níveis de estrogênio também podem causar nódulos ou até câncer de tireoide.

Impacta a conversão de hormônios t4 para t3

Muitos pacientes com problemas de tireoide precisam tomar a pílula da reposição hormonal antes de tomar café. Isso porque o café impacta negativamente a absorção da levotiroxina (o hormônio tireoidiano sintético).

E ainda, os níveis elevados de estrogênio causados pelo café inibem a conversão de t4 para t3, prejudicando assim a tideoide.

Por essas razões, eu recomendo que você reveja o seu consumo de café. Eu sei o quanto pode ser difícil reduzir ou mesmo eliminar o café da sua rotina. No entanto, é o melhor para a sua saúde.

Eu espero que você compreenda com este artigo como o café afeta a sua tireoide.

Até a próxima!

Dr. Eudes Taralo

Fascinado por ciência e pela compreensão do ser humano sob uma perspectiva integrada e global, o Doutor Eudes Tarallo nunca se conformou plenamente com a grande maioria das respostas oferecidas pela medicina ocidental comum.

Tudo que você precisa saber sobre hipo & hiper tireoidismo