Como funciona a consulta de tireoide? Conheça minha visão

A consulta de tireoide é o primeiro passo do paciente em busca de um diagnóstico e do tratamento. A abordagem mais tradicional prevê a deficiência do indivíduo em produzir os hormônios através da tireoide e, então, prescreve um medicamento para normalizar a situação.

Mas, será que é assim que deve ser? Acredito que não!

Como médico de tireoide, eu prefiro ter uma visão global do meu paciente. Em alguns casos, simplesmente medicar o problema de tireoide pode esconder algum fator mais grave que possa desencadear.

Ou mesmo, a medicação pode ser desnecessária, ao descobrir algum fator externo que desencadeia a condição.

Se os problemas de tireoide são complexos, as consultas também devem envolver todas as variáveis que pode estar envolvidas na questão.

Continue até o final para saber como funciona a consulta de tireoide.

Como obter uma visão global do paciente?

A consulta de tireoide precisa levar em consideração as principais variáveis que são afetadas pelos problemas de tireoide. O médico precisa saber muito sobre o estilo de vida do paciente.

Por isso, não estranhe se você precisar fornecer dados sobre sua alimentação, rotina de sono, outros medicamentos, intoxicações e problemas intestinais.

Afinal, vai existir a necessidade de equilibrar as funções do corpo como um todo! Somente tomar um medicamento para o hormônio da tireoide pode nem funcionar. O paciente precisa ser tratado de forma totalmente individualizada.

Um dos aspectos comuns entre os pacientes com problemas tireoidianos é a disbiose intestinal. O desequilíbrio na região do intestino pode levar também ao desequilíbrio da produção hormonal da tireóide. Por isso, não pode ser ignorada.

Outra questão bastante comum é o paciente tomar substâncias por sua conta e risco. Uma delas é o iodo. Se você toma o iodo sem prescrição, sua ação é inócua. Ou, pode até causar problemas.

Leia também: Hipotireoidismo não é doença crônica e merece tratamento correto

Tratando a tireoide

Assim, nem sempre uma medicação é o melhor caminho para tratar um problema de tireoide. Arrisco dizer que, na maioria das vezes, não é a única forma.

É preciso combinar a medicação com hábitos de vida mais saudáveis e tratamento de algum outro fator que esteja afetando a tireoide.

Em alguns casos, cortar o consumo de alguma substância ou de um alimento específico pode elevar muito a qualidade de vida desse paciente.

Eu espero que este artigo ajude você a entender como funciona a consulta de tireoide.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Dr. Eudes Taralo

Fascinado por ciência e pela compreensão do ser humano sob uma perspectiva integrada e global, o Doutor Eudes Tarallo nunca se conformou plenamente com a grande maioria das respostas oferecidas pela medicina ocidental comum.

Tudo que você precisa saber sobre hipo & hiper tireoidismo