Alimentos para perder barriga
  • Post author:
  • Post category:Tireoide

Se você está aqui é porque você quer emagrecer e tem esse problema chamado “excesso de barriga”, certo?

Quem dera que aqueles centímetros a mais nela fossem o único problema de ganhar de peso… Mas sabemos que cuidar os níveis de gordura é muito mais importante do que ganhar a guerra contra o espelho.

Não cuidar o que se come e não cultivar outros hábitos saudáveis pode, a curto e a longo prazo causar problemas como:

Síndrome do intestino irritável (IBS) 

Intestino solto 

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) 

Doença Inflamatória Intestinal (IBD) 

Doença cardíaca
Fadiga crônica 

Doença mental 

Mantendo seu peso normal, você diminui consideravelmente o risco de sofrer com algumas dessas doenças. Então, a seguir, vou facilitar um pouco mais sua vida te mostrando uma lista com…

10 ALIMENTOS QUE AJUDAM A PERDER BARRIGA

Quero que você tente, semana à semana, acrescentar um desses na sua dieta. Vamos lá:

TORANJA 

Cheio de vitamina C e bioflavonóides de combate aos radicais livres, a toranja tem baixas calorias e ainda é considerado um alimento de “calorias negativas”, pois para metabolizar, o organismo gasta mais calorias do que a própria fruta fornece. É o tipo de alimento ideal para a perda de peso.

Ela também aumenta a imunidade e contém proteína quinase ativada por AMP (AMPK), uma espécie que melhora a capacidade do corpo de suportar energia e perder peso. A quantidade de água e fibras que possui, também previne a prisão de ventre e mantém um aparelho digestivo mais eficaz.

FRUTAS VERMELHAS 

Outra grande fonte de fibra. Morangos, amoras e mirtilos são ótimos em absorver gordura e calorias e em removê-las rapidamente através do trato digestivo. Seu sabor e tamanho de snacks as tornam ótimas alternativas para substituir aqueles lanches açucarados que engordam e podem aumentar o risco de diabetes.

PROTEÍNAS MAGRAS 

Seu corpo usa muita energia para digerir proteínas magras como frango, peru e carne bovina magra. Isso ajuda a aumentar o seu metabolismo e queimar gordura e calorias mais rapidamente. Esses alimentos também ajudam a proteger sua massa muscular enquanto você perde peso.

Seu corpo precisa se reconstruir constantemente. E são as proteínas que ajudam reparar as microlesões musculares que você faz quando faz esforço físico, deixando seus músculos ainda mais fortes. Além da própria atividade física, se você tem uma dieta rica em proteínas, esse processo faz seu corpo trabalhar mais ainda para realizá-lo, o que ajuda muito a queimar calorias. O processo digestivo das carnes magras também é pesado e também ajuda a queimar mais calorias ainda. Com tudo isso, você fica mais forte e mais leve para evoluir cada vez mais em suas atividades físicas (o que vai te ajudar a queimar calorias AINDA MAIS).

É como se fosse uma bola de neve do bem.

ALHO 

Este é um alimento valiosíssimo para a saúde! Com nutrientes que ajudam a reforçar o metabolismo e sistema imunológico, combate o envelhecimento e ainda reduz os índices de glicose no sangue! Um estudo publicado no The Journal of Nutrition aponta que, o também delicioso tempero, pode aumentar o número de calorias queimadas nas atividades do dia-a-dia, ao mesmo tempo que atrasa a produção de gordura!

E convenhamos… Quem é que não gosta de uma comida bem temperadinha com esse pequeno grande alimento?!

Há também quem faça chás com pedaços de alho e…

GENGIBRE 

Poderoso antioxidante que ajuda a tratar de náuseas e a combater infecções. Oferece mais outros inúmeros benefícios, como: facilitar a digestão, proteger contra úlceras estomacais e conter enzimas que reduzem a inflamação intestinal.

Como citado antes, pode ser usado em chás, saladas e sucos.

FOLHAS VERDES 

As folhas verdes, como couve e espinafre, contêm um tipo específico de carboidrato que ajuda no cultivo intestinal de bactérias saudáveis. Também são ótimas fontes de fibra e repletas de vitaminas C, K e A. Comê-los regularmente é um componente chave para a saúde intestinal.

Além disso, também funcionam como alimentos de “caloria negativa”, pois possuem quase zero calorias e fazem o organismo gastar para para processá-los.

CHOCOLATE AMARGO 

Para a alegria de muita gente! Este doce melhora instantaneamente o seu humor e sim, ajuda a perder peso. Pequenas quantidades (cerca de 1,4 onças) algumas vezes na semana ajudam a reduzir pressão arterial e os níveis de cortisol, aliviando o estresse. Sabemos que o estresse pode causar danos físicos à saúde, além de dar ansiedade e vontade de comer mais ainda. Então o chocolate se torna ótimo para impedir o ganho de peso.

O chocolate amargo também pode promover bactérias intestinais benéficas e diminuir a inflamação intestinal.

Mas detalhe: para ter esse efeito, o chocolate deve ser o mais orgânico e escuro possível! Quanto maior o percentual de cacau, menos açúcar ele irá ter e mais você terá seus benefícios. 

BRÓCOLIS 

Um incrível prebiótico, o brócolis dá o que as bactérias intestinais amigáveis necessitam para seu cultivo. Por conta dos glucosinolatos que possui, ajuda a produzir um composto que regula o complexo microbiano intestinal, podendo até suprimir inflamações e desconfortos digestivos.

Possui muitos nutrientes, poucas calorias e é uma fonte relativamente boa de proteína vegetal.

MAÇÃS 

Ricas em vitamina C, potássio e pectina (uma fibra solúvel), as maçãs são muito usadas para aliviar constipações e a diarreias. Eles podem diminuir a inflamação no cólon e riscos de  de infecções intestinais.

Por sua praticidade de consumo, é outra ótima opção para enganar a barriga, invés de comer qualquer coisa que se vê pela frente.

SALMÃO 

Fonte especial de proteína, por conter ácidos graxos ômega-3, o salmão pode reduzir de forma muito eficaz  a inflamação do intestino, muito útil para aqueles que sofrem com síndrome do intestino irritável, doença do refluxo gastroesofágico, colite ulcerativa, síndrome do intestino solto e outros problemas digestivos ou inflamatórios.

Este componente pode também reduzir o acúmulo de gordura e diminuir os níveis de colesterol ruim.

Por conter proteínas e gorduras boas, é ótima para manter a saciedade e comer menos na refeição em que for consumido.

E então… Qual desses você vai inserir primeiro na sua dieta?

Fique sempre ligado(a) porque a cada semana dou uma dica especial aqui no blog e publico dicas rápidas lá no meu instagram @doutortireoide. Lá também estou sempre disponível para dúvidas, então sinta-se livre para comentar!