5 formas para reverter a queda de cabelo pela tireoide

Você quer saber quais as formas para reverter a queda de cabelo pela tireoide? Então, continue até o final deste artigo.

Os problemas de tireoide afetam todo o organismo. Um dos sinais de que a sua tireoide não está saudável pode estar na queda de cabelo. É claro que existem diferentes razões para uma queda de cabelo acentuada (quando ultrapassa os 100 fios diários), mas as questões da tireoide não devem ser ignoradas.

Quando pensamos em cabelo, relacionamos muito com estética e por isso acreditamos que cosméticos podem resolver tudo. Mas, em casos como hipotireoidismo e hipertireoidismo, os cabelos podem ser afetados.

E por que? Porque os nutrientes necessários para cabelos saudáveis não são regularmente absorvidos, além do próprio desequilíbrio hormonal.

A boa notícia é que fazendo o tratamento corretamente você pode reverter a queda de cabelo pela tireoide.

1. Verificar dosagem da tireoide e medicação

Após o diagnóstico do seu problema com a tireoide, é fundamental dosar corretamente a medicação. É melhor concentrar-se nos sinais que o corpo dá e deixar de lado por um momento os exames laboratoriais.

Em muitos casos, o paciente é medicado com o hormônio T4, quando o corpo precisa deste e do T3 equilibrados para manter o crescimento dos cabelos. Aí, vai da capacidade do organismo em converter o T4 para T3.

Como não existe um número mágico de quanto hormônio ter para ser “o suficiente”, é preciso prestar atenção aos sintomas. Se a queda de cabelo não para, pode ser interessante obter o T3 tomando tireoide desidratada natural, ou adicionando liotironina ou citomel à dose de T3.

2. Verifique os níveis de ferro

O ferro é essencial para o crescimento dos cabelos e, embora seus níveis baixos possam ter relação com problemas de tireoide, muitas pessoas que simplesmente não consomem o suficiente desse nutriente sofrem com a queda capilar.

O baixo hormônio tireoidiano costuma prejudicar os níveis de ferro, afinal, impacta na absorção desse nutriente pelo trato gastrointestinal. Por isso, é tão comum a suplementação de ferro por pacientes com problemas de tireoide.

Leia também: Quais alimentos evitar se você tem problema de tireoide?

Banner Convite Curso A Chave Mestra da Saúde

3. Verifique os níveis de micronutrientes

Tal como a absorção de ferro pode ser prejudicada pelas doenças relacionadas à tireoide, outros micronutrientes também podem.

Deficiência de zinco, selênio, biotina, L-lisina e vitamina B12 prejudicam a estrutura dos cabelos e, por consequência, a aparência.

Uma opção pode ser suplementar esses micronutrientes, que inclusive podem auxiliar a nivelar o T3 e o T4 no organismo de forma saudável.

4. Desequilíbrio dos hormônios andrógenos

Além do hormônio da tireoide, existem outros hormônios que desregulados podem provocar a perda de cabelo. Altos níveis de andrógenos, quando se instalam, ativam receptores androgênicos nos folículos porosos.

Essa ativação resulta em calvície, mesmo em mulheres. Embora sejam mecanismos de perda de cabelo diferentes do hormônio da tireoide, podem atuar em conjunto e potencializar o problema.

5. Desequilíbrio entre estrogênio e progesterona

A desregulação na relação entre estrogênio e progesterona também impacta negativamente a saúde dos cabelos, afinal, são hormônios essenciais para o crescimento capilar.

É comprovado que os desequilíbrios desses hormônios em mulheres causam a queda de cabelo, já que isso também acontece com mulheres grávidas e na menopausa.

Quando o hormônio da tireoide está baixo, resulta em baixos níveis de progesterona, alterando assim a concentração do estrogênio.

Tanto em relação à testosterona quanto ao estrogênio, é preciso regular os níveis de micronutrientes, a medicação da tireoide e controlar os níveis de insulina no sangue.

Somente assim o organismo pode retomar o seu equilíbrio e parar com a queda de cabelo.

Eu espero ter esclarecido sobre algumas formas para reverter a queda de cabelo pela tireoide.

Até a próxima!

Dr. Eudes Taralo

Fascinado por ciência e pela compreensão do ser humano sob uma perspectiva integrada e global, o Doutor Eudes Tarallo nunca se conformou plenamente com a grande maioria das respostas oferecidas pela medicina ocidental comum.

Tudo que você precisa saber sobre hipo & hiper tireoidismo